Qualidade de Vida

Viver de forma estressante não é bom.

 

É um assunto

muito comentado atualmente. A globalização tem provocado maior concorrência, exigência do mercado de trabalho e preparo maior para se manter a sobrevivência. Os fatores externos que exigem cada vez mais uma adaptação social,exigem também maior desempenho físico e psíquico, muitas vezes contrariando nossa capacidade biológica de funcionamento, como: alimentação adequada, necessidade mínima de sono, atividades físicas regulares, descanso, relacionamento afetivo, sexual e social. Temos também que adaptarmo-nos, ocasionalmente ou continuamente, aos acontecimentos de nossa vida cotidiana, como por ex: uma doença, doença na família, separação conjugal, morte de uma pessoa querida, crise financeira, etc.

Estes fatores, denominados atualmente Fatores Estressores, exigem bom desempenho psíquico e físico. Os distúrbios emocionais, de maneira geral, pioram a qualidade de vida e dependendo do tipo, intensidade ou do tempo de comprometimento, podem provocar maior ou menor prejuízo em nossas vidas. OS TRANTORNOS ANSIOSOS pioram a qualidade de vida e não devemos nos esquecer que raramente temos um transtorno isolado, isto é; sem outro distúrbio emocional associado, como por ex: Pânico com Agorafobia, Pânico com Agorafobia e Fobia Específica, Transtorno Obsessivo Compulsivo com Depressão (que pode estar associada a qualquer transtorno ansioso) e outras associações. Essas associações são denominadas Comorbidades e são muito importantes na evolução dos transtornos. O tempo de comprometimento e o nível de gravidade influenciam de forma decisiva a qualidade de vida.

Um diagnóstico precoce e preciso, um tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo mais longo, são imprescindíveis para obter-se melhores resultados e menores prejuízos. Mesmo após o tratamento ter sido finalizado, estudos atualizados aconselham que o seguimento das pessoas acometidas, por longos períodos, pode diminuir o número de recaídas e a tendência à cronificação com subsequente piora da qualidade de vida.

Siga nos nas redes

Ao nos seguir nas redes sociais, você se torna parte de uma comunidade vibrante e diversificada. Compartilhe suas opiniões, participe de debates construtivos e inspire-se com as histórias de outros seguidores apaixonados. Juntos, vamos criar um espaço online onde ideias fluem livremente e conexões significativas são formadas.

Clique nos links abaixo para nos encontrar nas suas redes sociais favoritas e junte-se a nós nessa jornada emocionante. Não perca a chance de fazer parte do nosso universo digital!

 

Formulário

Contatos Amban

O Amban - Programa de Ansiedade quer sua opinião, sugestão ou solicitação. Entre em contato conosco, prezamos pelo atendimento humanizado. E você é muito importante para nós.

Telefone: (11) 2661-6988
Email: amban@amban.org.br
Localização: R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 05403-903