Biblioteca

 

 

Livros publicado pelo Amban

Ao longo dos anos o Programa de Ansiedade – AMBAN a partir da sua experiência adquirida com as pesquisas realizadas publicou diversos livros sobre o tema e o uso de farmacologia para tratamento dos Transtornos de Ansiedade.

A clínica dos transtornos ansiosos e transtornos relacionados

Prefácio: O tratamento adequado para pacientes com transtornos de ansiedade e transtornos relacionados começa com um diagnóstico detalhado que envolve a detecção dos sintomas e sua contextualização na vida do paciente. Esta avaliação visa determinar se os sintomas são indicativos de um transtorno ou parte de uma fase transitória. Quando os sintomas se apresentam com intensidade, frequência e com prejuízo funcional que sugerem um transtorno, é essencial identificá-los para planejar a intervenção apropriada.

Organizadores: Márcio Bernik, Mariângela Savoia, Francisco Lotufo Neto

Co-organizadores: Ana Paula Varella Ferreira, Silvia Sztamfater, Thiago Pacheco de Almeida Sampaio

Editora: Edimédica

Pânico, Fobias e Obsessões

 Prefácio: A ansiedade tem sido um dos transtornos emocionais mais frequentes atualmente, podendo atingir os patamares das fobias e dos pânicos. Fruto dos trabalhos desenvolvidos durante vários anos pelo projeto Amban – Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, este livro descreve com competência, eficiência técnica e científica os principais aspectos conceituais, diagnósticos e terapêuticos das várias entidades que integram esse importante campo da psiquiatria. Os artigos abordam questões como a descrição precisa de sistemas comportamentais e modelos neurofisiológicos da ansiedade até o estudo da incidência dos transtornos ansiosos. É uma obra de leitura obrigatória aos profissionais da área, e a todos os envolvidos com o diagnóstico dos distúrbios associados à ansiedade.

Organizadores: Valentim Gentil e Francisco Lotufo Neto

Editora: Edusp

Como lidar com a ansiedade

Prefácio: As emoções e suas reações corporais são efeitos que possuem origem genética, desta forma, do ponto de vista evolutivo, a ansiedade e o medo são estados emocionais que nos protegem de situações perigosas. Entretanto, há indivíduos que sofrem uma inquietude mental, uma emoção aflitiva e angústia constante, preocupação excessiva ou irrealista com um acontecimento futuro, esses sintomas impactam a vida social, profissional e tornam as pessoas envolvidas inábeis para as suas funções diárias, estamos falando de milhões de afetados em todo o mundo. Um fato comprovado empiricamente é que a ansiedade patológica é o transtorno psiquiátrico que menos recebe tratamento médico adequado, isso se explica porque o sintoma “ansioso” não é um aspecto excludente de tantas outras doenças psíquicas. Muitas pessoas não acreditam que estão doentes, minimizam, ou tentam normalizar e justificar a ansiedade.

Organizadores: Francisco Lotufo Neto, Felipe Corchs, Mariângela Gentil Savoia, Márcio Antonini Bernik

Editora: Hogrefe

 

Aspectos clínicos e farmacológicos dos tranquilizantes benzodiazepínicos

Prefácio: O uso e abuso de medicação psicotrópica vem se constituindo um grave problema de saúde pública, onde mulheres de meia idade e idosos vem aumentando sua utilização sem prescrição médica e muitas vezes descontinuando outros tratamentos prescritos para condições crônicas, aumentando a dependência psíquica e química a essas substâncias, bem como colaborando para a agudização das condições crônicas que muitas vezes deixam de ser tratadas.

Organizador: Márcio Bernik

Editora: Edimédica

Benzodiazepínicos

Prefácio: Ainda hoje, os benzodiazepínicos estão entre as drogas mais prescritas em toda a medicina. Dada a alta qualificação dos autores, o livro atinge um elevado grau de atualização em um amplo leque de conhecimentos por meio de uma linguagem acessível ao estudante, ao profissional não especializado e mesmo ao público leigo. É também de grande interesse para profissionais não médicos que atuam na área da saúde mental, como psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros psiquiátricos que, embora não diretamente envolvidos no processo da prescrição, necessitam de conhecimento científico atualizado e independente para orientar pacientes e familiares de pacientes. Deu-se atenção especial a temas não comumente abordados em livros sobre farmacologia, como o uso em populações especiais, por exemplo, gestantes, idosos e crianças.

Coordenador: Márcio Bernik

Editora: Edusp

 

Psiquiatria – O Essencial

Prefácio: O livro traz para a clínica psiquiátrica o que o nome diz o essencial. Como iniciar o tratamento , identificar e tratar os mais diversos transtornos psiquiátricos e como o tratamento psiquiátrico vem sendo abordado e inserido nas políticas públicas.

Organizadores: Leonardo Augusto N.P.C. Sampaio e Francisco Lotufo Neto

Editora: Edimédica

Influências da Religião sobre a Saúde Mental

Prefácio: A religião é importante na vida do brasileiro, determinando nosso calendário e presente nos marcos de nossa existência. Participa das principais áreas da vida: política, legislação e educação, para dar apenas alguns exemplos.

Pouco se discute, entretanto, sobre seu papel na saúde, particularmente na saúde mental. Graves problemas impactam nossa saúde mental, prejudicando-a: miséria, violência, criminalidade, uso inadequado do álcool, tráfico e consumo de drogas e muitas outras mazelas.

As religiões praticadas pelos brasileiros, sem dúvida, têm se posicionado a respeito, mas que papel podem ter para a solução dessas questões?

Os estudos científicos sobre este tema precisam ser realizados e ter sua metodologia aprimorada. Os dados já existentes mostram que a religião tem um impacto sobre a saúde e a saúde mental. E este impacto é positivo. Este livro resume os principais achados sobre a influência da religião sobre a saúde mental, esperando estimular mais estudos e aplicação desses conhecimentos.

Autores: Francisco Lotufo Neto, Zenon Lotufo Jr. e José Cássio Martins

Editores: ESETec

Formulário

Contatos Amban

O Amban - Programa de Ansiedade quer sua opinião, sugestão ou solicitação. Entre em contato conosco, prezamos pelo atendimento humanizado. E você é muito importante para nós.

Telefone: (11) 2661-6988
Email: amban@amban.org.br
Localização: R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 05403-903